top of page

Jejum Intermitente


Um assunto que nunca sai de moda e está sempre na vida das pessoas é a aterrorizante DIETA.

De tempos em tempos e de várias maneiras diferentes, novas dietas e modos alimentares surgem e iluminam os olhos daqueles que vivem na busca de diferentes métodos de emagrecimento.


Atualmente, um dos temas mais populares do mundo do emagrecimento e da boa forma tem sido o Jejum Intermitente (JI).

Provavelmente você já deve ter lido sobre esse modelo de dieta, ouviu algum artista famoso que fez e deu resultado ou não sabe do que se trata mas já ouviu o nome.

Então falarei aqui um pouquinho sobre esse modelo e tentarei esclarecer possíveis dúvidas.


O que é o jejum intermitente? Como funciona? É benéfico ou maléfico a saúde? Realmente emagrece?


Conhecendo um pouco da dieta...


Jejum Intermitente (JI) é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação (janelas) e trata principalmente do QUANDO comer.

O jejum é programado, isto é, o tempo em que você fica sem comer é pré-estabelecido, podendo ser de 12h a 24h.


Há vários protocolos/métodos diferentes nesse modelo de dieta, com alteração no período que você deverá ficar em jejum e em quantos dias da semana.


Tipos de protocolos

- Protocolo Leangains ou Método 16/8: Esse método dá a você uma janela alimentar de 8h e um período de jejum de 16h. Dentro da janela de alimentação, você pode fazer 2-3 refeições, ou até mais se quiser. Um horário recomendado é das 12h às 20h.


- Protocolo Eat-Stop-Eat (Coma-Pare-Coma): Aqui envolve jejuns de 24 horas, uma ou duas vezes por semana. Você pode fazer o jejum do almoço até o almoço do dia seguinte, ou de um jantar a outro, ou café-da-manhã, o resultado final é o mesmo.


- Dieta 5:2: Nesse, você pode comer normalmente nos 5 dias da semana, enquanto restringe o consumo de calorias para 500-600 (em 2 refeições) durante os outros dois dias (não necessariamente em dias seguidos, mas podem ser alternados, como Segunda e Quinta, por exemplo).


- Dieta do Guerreiro: Esta dieta consiste em comer durante o dia apenas vegetais (em alguns casos adiciona-se fruta) e durante a noite fazer uma refeição normal.


Obs.: Em todos os métodos, bebidas não-calóricas tais como água, café e chás (sem adição de açúcar) são liberadas no período de jejum.

Ainda, é necessário que nas janelas de alimentação não haja compensação dos alimentos pelo tempo que ficou em jejum, e a alimentação deve ser equilibrada e orientada por profissionais da área.


Considerações...


Assim, esta dieta é basicamente uma hipocalórica! Ou seja, como já se sabe, o que resulta na perda de peso é a REDUÇÃO DE CALORIAS de seu cardápio, aliado a adequação de macro e micronutrientes. Apesar desta dieta exigir algumas horas de jejum, ela não restringe (apenas diminui carboidrato) nenhum nutriente da alimentação e também não permite que "comam de tudo" durante as janelas. Contudo, é necessário saber qual protocolo seguir, pois quando o organismo passa muito tempo sem receber nutrientes, ele entende isso como "perigo" e começa a criar mecanismos de defesa para o corpo, como armazenar energia, ou seja, você passa a ENGORDAR ao invés de emagrecer.

Por isso, a JI pode até servir para algumas pessoas (exceto crianças e adolescentes, gestantes, idosos, diabéticos e outros com necessidades alimentares especiais), mas é necessário realizá-la com orientação nutricional, onde o profissional irá avaliar o horário mais adequado para cada indivíduo realizar o jejum e nas "janelas", ter uma alimentação equilibrada e saudável, já que não se pode fazer a compensação pelo tempo que ficou em jejum, ou não haverá resultado.


Entretanto, ainda há poucos estudos sobre a JI e a maioria com resultados a curto prazo, sem mencionar que não há como mensurar a que ponto essa abordagem influencia na perda de massa muscular (o que é ruim para o organismo). Investigações adicionais são necessárias para determinar a sua viabilidade.

O período de jejum pode ser difícil de realizar, principalmente no início, pois o organismo não está acostumado a essa restrição alimentar e com isso, a fome será inevitável. Vale lembrar que a gordura não se acumulou em 30 dias no seu corpo, então também não tem como eliminá-la em 30 dias, então se houver perda de peso, não necessariamente significa perda de gordura, pois esta não é eliminada tão facilmente do organismo.


Desta forma, o que de fato existe é um grande número de pesquisas científicas indicando que comer pouco, mas dentro do limite pode ser a chave para uma vida mais saudável. Sendo assim, o mais recomendado é seguir um cardápio individualizado, elaborado pelo profissional da área, com adequação de calorias e nutrientes, em porções fracionadas diariamente.


Então, se busca redução de suas medidas corporais, independente da dieta que deseja seguir, seja consciente. Para ter bons resultados de emagrecimento e um plano alimentar individualizado, procure um nutricionista!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page