Coca-Cola Stevia... Uma boa opção?
Há algumas semanas foi lançada no Brasil uma nova versão do refrigerante de cola, a "Coca-Cola Stevia", garantindo aos apaixonados pelo produto uma boa substituição à bebida tradicional, com 50% menos açúcar sem alterar seu sabor.
Obs.: Antes que os fanáticos pelo produto possam me crucificar pela escolha da marca (rsrs) quero que saibam que não estou aqui para "prejudicar" a Coca ou fazer propagandas negativas da mesma. Apenas optei por mostrar uma marca para poder ilustrar melhor o que venho dizendo e fazer um bom comparativo de produtos e ainda, decidi pela marca em questão por ser uma das mais consumidas no mundo atualmente e assim, amplamente conhecida.
Não estou dizendo para excluí-la da alimentação (claro que não é nada saudável ter o hábito de incluir refrigerante em seu cardápio. Dê preferência a água e sucos naturais), apenas oriento e quando esporadicamente resolver adquirir o produto, quero que saibam o que estão comprando e assim então possam decidir se querem ou não este tipo de produto em sua mesa.
Mas será que é uma boa troca? Tem realmente menos açúcar? E se sim, como fazem para não alterar o sabor?
Na verdade, meu amigo, você estará trocando 6 por meia dúzia! Ou pior ainda, dependendo de como anda sua saúde...
Realmente, se olhar a tabela nutricional e comparar com o produto tradicional, verá que conseguiram reduzir a quantidade de açúcar pela metade e com isso reduziram também o valor energético. Entretanto, para fidelizar os clientes e não perder o sabor, tiveram que acrescentar muito mais sódio!! Isso mesmo! Enquanto você consome a metade de açúcar na porção, acaba ingerindo o DOBRO de sódio!
Sabe aquele, que a população brasileira já consome em excesso na alimentação e é responsável por causar hipertensão, cálculos renais, dentre outras doenças? Pois é, ele que está presente em maior quantidade nessa nova versão do produto.
E quanto ao adoçante? Tem mesmo adoçante stevia em sua composição? Afinal é dai que vem o nome do produto...
Este apresenta sim em sua lista de ingredientes, mas como último item (menor quantidade) e não é possível quantificar.
Na imagem ilustrativa acima também comparei o produto tradicional e stevia com o zero, pois aqui acontece o mesmo problema, sendo que este último tem ainda menos açúcar e caloria (zero) mas com uma quantidade ainda maior de sódio.
Dessa forma, fiquem atentos com lançamento de novos produtos no mercado prometendo retirada de nutrientes sem alterar o sabor, ou mesmo que este se altere. Não seja enganado!
Isso vale não só para refrigerante e não só para a Coca-cola! Como disse no início do texto, usei a marca apenas como exemplo mas vale para todos os produtos que consumimos constantemente.
Para manter o sabor do alimento, normalmente retira-se um nutriente e se adiciona outro. Pode ser que incluam mais sódio, caloria, gordura, ou qualquer outro!
Para saber o que foi retirado e/ou adicionado, LEIA O RÓTULO!!! Verifique a tabela nutricional e a lista de ingredientes e compare com o produto tradicional.
Essa foi a dica de hoje.
Fique de olho e
Até a próxima ;)
Suélen Justino do Carmo